Descrição
Esta locomotiva a vapor Broadway Limited Union Pacific 4-8-8-4 Big Boy é baseada nas enormes locomotivas articuladas usadas para puxar trens pela linha montanhosa da UP, a oeste de Cheyenne, Wyoming, até Ogden, Utah. Frequentemente chamada de a maior locomotiva a vapor já fabricada e certamente uma candidata ao título de locomotiva mais famosa do mundo, a Big Boy foi forjada sob algumas das mais extenuantes exigências já impostas a uma locomotiva. A UP Railroad precisava de uma locomotiva que pudesse ser usada para puxar um trem de 3.600 toneladas sobre Sherman Hill e a inclinação de 1,14% de Ogden até Wasatch, Utah, sem a necessidade de ajudantes. Quando as especificações do projeto foram concluídas, decidiu-se pelo uso de uma locomotiva simples, articulada, de alta velocidade, com 132 pés de comprimento e dezesseis rodas motrizes de 68 mm de diâmetro. O que eles criaram foi a mais longa e uma das mais pesadas e potentes lendas de locomotivas a vapor do mundo. E se o trabalhador da Alco não tivesse escrito “Big Boy” na frente da caixa de fumaça de um dos 4-8-8-4 em construção, um nome que pegou imediatamente, corre o boato de que o nome do modelo teria sido Wasatch, em homenagem às montanhas para as quais foram construídos. Este modelo possui som Paragon4 completo e DCC para som e controle do motor realistas. O sistema de som Paragon4 funciona com todos os sistemas de som avançados da Broadway Limited Rolling Thunder™. Outros recursos incluem uma transmissão suave equipada com volante, fumaça sincronizada, figuras de engenheiro e bombeiro instaladas, iluminação direcional, pneus de tração para grande poder de tração e engates magnéticos. O 4-8-8-4 Big Boy pode ser operado em todos os sistemas DCC, bem como em ferrovias DC padrão (com funcionalidade de som limitada). Este modelo possui rodas perfiladas para operar em trilhos Código 70 e maiores, e curvas de raio de 18″, mas curvas maiores são recomendadas. A 4-8-8-4 Big Boy é uma das muitas locomotivas Paragon4 em escala HO da Broadway Limited.
Escala HO (1:87)